Home Dicas 5 dicas para identificar o tipo de parafuso

5 dicas para identificar o tipo de parafuso

por Pontopar
5 dicas para identificar o tipo de parafuso

Se você é iniciante no mundo dos fixadores, já deve ter se deparado com um problema recorrente que é a identificação deles. Se já não bastasse a infinidade de opções existentes, há ainda os parafusos personalizados.

Para quem não está bem familiarizado com todos os nomes, tipos e modelos, isto pode ser bastante desafiador. Mas, se você quer resolver de vez os seus problemas com essa questão, selecionamos algumas dicas que irão facilitar todo o processo.
Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra a maneira correta de identificar o tipo de parafuso.

Como identificar o tipo de parafuso?

Em resumo, tanto os parafusos como os fixadores podem ser identificados observando os seguintes atributos:

Tipo
Os tipos de parafusos podem ser divididos conforme a categoria ou função, como parafuso de madeira, parafuso de chapa metálica, parafuso de retenção, etc. Também podem ser divididos conforme o tipo de chave (Philips, allen, fenda etc.).

Material
Como há uma extensa variedade de fixadores e parafusos, com inúmeras aplicações, da mesma forma, há inúmeros tipos de materiais que podem ser usados na manufatura destes elementos. Assim, dependendo da aplicação, ele pode ser feito de aço inoxidável, zincado, bronze, entre outros.

Diâmetro
O diâmetro do fixador é um dos atributos que servem para identificá-lo e pode ser feito por um número registrado na peça ou medido com uma ferramenta.

Comprimento
Variando de acordo com a finalidade, os parafusos podem conter inúmeros comprimentos e, são medidos a partir da superfície da peça até a outra extremidade. Parafusos que ficam com a cabeça acima da superfície, como os parafusos sextavados, a medição é feita a partir da base até a outra extremidade.

Rosca
Por fim, um parafuso também pode ser identificado pelo passo ou contagem da rosca. Entretanto, este tipo de medição é feito apenas para parafusos de rosca de máquina (aqueles que levam uma porca, rosca ou orifício roscado).

Principais modelos de parafusos e como identificá-los
Como mencionado, são inúmeros os tipos e modelos de parafusos disponíveis no mercado. Afinal, eles podem ser encontrados em praticamente tudo o que nos cerca, desde um pequeno equipamento até gigantes máquinas industriais.
Desta forma, sempre que há a necessidade de realizar qualquer tipo de manutenção, muito provavelmente os parafusos estarão lá.
Portanto, saber como identificar o tipo de parafuso com o qual poderá trabalhar é de suma importância, pois além de facilitar o trabalho, otimizará o serviço, uma vez que você saberá exatamente qual ferramenta usar.

Parafuso sextavado
O parafuso sextavado é, sem dúvidas, o mais popular dentre todos os tipos e, muito provavelmente, você já se deparou com um parafuso sextavado ao menos uma vez na vida.
Muito utilizados em estruturas metálicas, incluindo automóveis, máquinas e até mesmo móveis, a principal característica do parafuso sextavado é ter a cabeça, como o próprio nome diz, sextavada, ou seja, com 6 lados.
Logo, costumam ser de fácil identificação e dificilmente serão confundidos com os demais.

Parafuso francês
Já o parafuso francês tem a cabeça arredondada, em um formato que lembra muito um cogumelo e uma parte quadrada, que fica logo abaixo. Está parte quadrada, tem como função travar o elemento na base de fixação.
Estes parafusos, são bastante comuns em caminhões, para usos externos e internos em madeira (escadas, por exemplo) e até mesmo máquinas agrícolas. Sendo assim, um elemento de fixação bastante versátil.

Parafuso auto atarraxante
A característica mais marcante de um parafuso auto atarraxante é a de possuir uma rosca que se prende ao furo. Ela é tão fina que, em alguns casos, elimina até mesmo a necessidade de haver um furo já feito.
Seu uso é comumente visto acompanhado de buchas de náilon e em projetos que se utilizam de materiais similares. Não obstante, ainda são usados em alvenaria e concreto.
Em geral, estes são os três tipos de parafusos mais comuns e os de mais fácil identificação. Entretanto, em caso de dúvidas e dificuldade para identificar o tipo de parafuso, fale com um especialista e garanta que o seu projeto será executado conforme o desejado.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário