Home Dicas Tipos de trena e qual a ideal para você

Tipos de trena e qual a ideal para você

por Pontopar
Tipos de trena e qual a ideal para você

A trena é um equipamento que facilita muito a vida, seja em uso profissional, seja em uso pessoal. Afinal de contas, trata-se de um instrumento de medição preciso capaz de proporcionar a adequação de projetos e a definição de fronteiras, por exemplo. Mas, você sabia que existem diversos tipos de trena?
Bom, se você quer descobrir quais são os tipos de trena, bem como saber para que cada uma delas servem e determinar qual é a mais adequada para você, então você está no lugar certo! Acompanhe:

Principais tipos de trena
Atualmente, as trenas são divididas em três tipos básicos, onde cada tipo é mais adequado para um determinado tipo de serviço, confira:

Trenas curtas ou manuais
Quando o assunto são tipos de trenas, não poderíamos deixar de falar sobre as trenas curtas, também chamadas por trenas manuais. Resumidamente, as trenas manuais são utilizadas para fazer medidas menores, costumam ter entre 3 e 8m e caber no bolso com facilidade.
Feitas de aço flexível, são um pouco menos resistentes que as demais. Porém, são leves e compactas, sendo inclusive, as mais comuns entre todas.
Habitualmente, as trenas manuais são utilizadas por marceneiros, carpinteiros e/ou prestadores de serviços para medir paredes, móveis ou até mesmo tirar medidas para atividades de hobby.

Trenas longas
Já as trenas longas são ferramentas profissionais que, geralmente, possuem de 10 a 100m, são costumeiramente feitas de fibra de vidro e proporcionam ao usuário a possibilidade de passar por dobras e curvas.
Este tipo de trena, mostra as medidas em centímetros ou polegadas e costuma ser bastante resistente, já que comumente é utilizada em ambientes externos ou canteiros de obra. Sendo assim, são ferramentas de trabalho utilizadas por empreiteiros e engenheiros para medir grandes distâncias, terrenos, construções e áreas externas.

Trenas à laser
Por fim, e não menos importante, temos um dos tipos mais modernos de trenas, as trenas à laser. Estas, por sua vez, servem para medir basicamente tudo o que quiser, proporcionam informações detalhadas em centímetros e até realizam cálculos de área, superfície e volume.
Com tantas habilidades, as trenas à laser costumam ser a mais cara dentre os três tipos aqui apresentados. Afinal de contas, seu funcionamento consiste em apontar o laser para uma barreira e pronto!
Além disso, após a medição, todos os dados ficam disponíveis no visor digital e algumas até apresentam a opção de deixar alguns dados salvos. Também pode-se dizer que são ferramentas práticas, ágeis, de fácil manuseio e funcionam através de pilhas. Os maiores adeptos desse tipo em específico são os engenheiros, arquitetos, trabalhadores de construção civil em geral e técnicos.

Como escolher o melhor tipo de trena?
Como vimos, há diversos tipos de trenas com funcionalidades específicas. Portanto, o primeiro passo para escolher o melhor entre os tipos de trena é determinar o serviço que você está planejando executar.
Posteriormente, analisar qual é a sua maior necessidade é de fato um forte indicador de qual será o tipo de trena escolhido.
Se o uso for bastante esporádico, não vale a pena despender uma grande quantia na compra. Já se for constante, escolher algo mais robusto é um ponto a ser considerado.
Ter uma noção também do que se irá medir dá um bom norte sobre a escolha.
Considerar todos estes aspectos, é um ótimo ponto de partida que pode te ajudar a escolher o melhor tipo de trena para a sua necessidade.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário