Home Informações Principais tipos de rebites e suas aplicações

Principais tipos de rebites e suas aplicações

por Pontopar
Principais tipos de rebites e suas aplicações

Resumidamente, rebites são acessórios utilizados para a fixação, principalmente de placas metálicas. Feitos em geral de aço, alumínio, cobre ou latão, surgiram na Alemanha, no século passado, onde? Pasmem… na construção de um par de óculos!

Embora, essa tenha sido apenas a primeira utilidade encontrada para eles, de lá para cá, os rebites passarão a ser utilitários importantíssimos para muitas tarefas. Logo, é possível encontrar diversos tipos de rebites que servem a uma variedade de aplicações.

Apesar disso, as características dos rebites são praticamente as mesmas para todos os tipos. Sua forma se dá por um cilindro com uma espécie de cabeça em um dos lados, o que faz parecer bastante com um prego depois de instalado.
E por falar em prego… assim como ele, os rebites também possuem uma cabeça, mas neste caso, ela é achatada durante a sua instalação. O corpo do rebite, por sua vez, é chamado de espiga e a instalação do acessório deve acontecer com uma máquina específica.

Como mencionado anteriormente, existem diversos tipos de rebites, vamos explorar os principais a partir de agora.
Rebite Sólido
Como o próprio nome diz, ele é sólido e completamente maciço. Isso porque, eles possuem propriedade de junção permanente. O que consequentemente, não possibilita que as placas se separem sem que o rebite seja retirado.

Deste modo, este tipo de rebite é utilizado para unir placas que não estão aptas à junção por meio de solda. Vale destacar que este é um dos tipos mais antigos de rebites que temos.

Rebite de Repuxo
Já o rebite de repuxo é um dos principais tipos de rebites mais populares. Não à toa, ele até possui um apelido próprio: rebite POP. Quanto à sua utilização, este tipo em específico, é a solução ideal para quem não possui dois lados de espaço para a aplicação.
Ou seja, quando utilizados, eles achatam a cabeça de um lado e do outro, não tendo, portanto, um excedente.

Rebite semi tubulares
Por outro lado, os rebites semi tubulares são os que são mais fáceis de serem aplicados. Isso ocorre, pois, por serem ocos, requerem menos força. Neste contexto, tal característica permite que ambas as extremidades sejam unidas. Incluindo não somente placas metálicas, como também vidros e fibras em geral.

Via de regra, sua utilização é escolhida principalmente para peças que necessitem de algum tipo de mobilidade. Tendo, portanto, inúmeras aplicações.

Onde utilizar os rebites de maneira geral?
No geral, cada peça de rebite tem uma utilidade que varia de acordo com o tipo e também com o material com o qual é feita. Pensando nisso, podemos, inclusive, destacar alguns dos principais usos de acordo com seus respectivos tipos. Veja:

● Rebites sólidos: uso geral, lembrando que por ter a aplicação manual, não é indicado para placas que requerem um pouco mais de cuidado com a aplicação.

● Rebites de repuxo: frequentemente encontrados em calhas, esquadrias, box de banheiro, construções civis e atividades industriais.

● Rebites semi tubulares: comumente usados na junção de placas que necessitem de uma menor pressão, como é o caso de placas de vidros e fibras.

Quais as vantagens de utilizar os rebites
Optar por fazer a junção das placas do seu trabalho com rebites pode ter uma série de vantagens. Por se tratar de um acessório muito simples e muito barato, seu custo-benefício é excelente.

Afinal de contas, os tipos de rebites são capazes de atender inúmeros materiais que não podem ser soldados. Além disso, possuem uma aplicação fácil e uma possibilidade de reparo também facilitada (sendo necessário apenas arrancar o rebite antigo e substituí-lo por um novo).

Considerando todos estes aspectos, se o seu interesse é a junção de placas, sejam elas metálicas, de vidro ou de fibra, os rebites podem ser completamente úteis no seu projeto!

Acesse: www.pontopar.com.br

você tembém pode gostar

Deixa um comentário