Home Dicas Como medir parafusos?

Como medir parafusos?

por Pontopar
Como medir parafusos?

De maneira geral, os parafusos são itens imprescindíveis em muitas aplicações e, junto com essa relevância, trazem consigo muitas possibilidades quanto aos tamanhos. Isso acontece porque sua utilização pode acontecer para diversos fins.
Considerando estes fatores, encontra-se comumente o entrave de saber qual o tamanho certo do parafuso para determinado tipo de serviço. Logo, saber como medir parafusos é de grande serventia para acertar na escolha.
Pensando nisso, reunimos neste artigo informações e dicas importantes para você aprender de vez a como medir um parafuso. Acompanhe:

Medidas de comprimento
Quando a medida for referente ao comprimento do parafuso, é importante ter em mente que eles podem ser de dois tipos: os que a cabeça fica para fora e os que ela também é parafusada.
No primeiro grupo, a medida deve ser tirada de uma extremidade à outra da rosca, excluindo a cabeça, pois ela não será inserida na aplicação.

Já no segundo grupo, a cabeça deve entrar na contagem, sendo o correto medir o parafuso de uma extremidade a outra, visto que a cabeça também entrará na superfície.

Medidas do diâmetro
Quanto ao diâmetro, as medidas são um pouco mais complicadas, mas nada que não seja possível de compreender. O complicador da medida do diâmetro é saber exatamente onde medir.

Antecipamos que o mais usual é medir o diâmetro da rosca, porém, outras duas medidas podem ser consideradas também: a da haste e a da raiz. Vamos entender como fazer estas medidas:

• Diâmetro da rosca: pode ser chamado também de diâmetro maior. Leva em consideração o diâmetro do ponto mais alto da rosca.
• Diâmetro da haste: mostra a medida da parte imediatamente anterior à rosca, a parte que fica entre a rosca e a cabeça do parafuso.
• Diâmetro da raiz: conhecido também como diâmetro menor, mede o diâmetro da parte interna da rosca podendo ainda ser medida pela parte final de parafusos que terminam sem rosca, mas com final não pontiagudo.

Para chegar a uma medida mais precisa, você pode usar um paquímetro. Resumidamente, o paquímetro é um instrumento semelhante a uma régua, mas muito mais preciso. Deste modo, frequentemente é utilizado para medir diâmetro de peças pequenas como parafusos, brocas, tubos, porcas e assim por diante.

O que não se deve medir?
Embora muitas pessoas pensem que a medida da cabeça do parafuso é o que determina seu tamanho, este conceito não poderia estar mais errado. Isso porque, o tamanho da cabeça de um parafuso não é determinante para saber o seu tamanho.
De maneira geral, a parte que realmente interessa para a fixação, a princípio, é o corpo do parafuso. Além disso, não é incomum encontrarmos o mesmo tamanho de parafuso, quanto ao diâmetro e comprimento, mas com cabeças de medidas e tipos variados.

Portanto, definitivamente você não deve perder seu tempo medindo a cabeça do parafuso. Para que sua escolha seja a mais assertiva possível, observe para que o parafuso será usado e demande tempo para medir apenas o que realmente interessa.

Combinando parafusos, arruelas e porcas
Pode parecer meio óbvio, mas não custa reforçar: porcas e arruelas devem ter o mesmo tamanho que os parafusos.
É muito frequente encontrar pessoas que achem que as arruelas e porcas precisam ser maiores que os parafusos para caberem. Ou ainda acharem que existe a necessidade de ser menor para que fique bem firme.

Mas a verdade é que, independentemente do tamanho do parafuso, tanto porca como arruela devem ser do mesmo tamanho. Afinal, é assim que foram desenvolvidas e devem ser utilizadas.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário