Home Informações 5 EPIs indispensáveis na construção civil

5 EPIs indispensáveis na construção civil

por Pontopar
5 EPIs indispensáveis na construção civil

Quando falamos de segurança e saúde na construção civil, os EPIs são itens indispensáveis. Afinal de contas, eles são responsáveis por evitar ferimentos e acidentes que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores.
Em canteiros de obras, existem diferentes tipos de perigos que não devem ser ignorados. Da mesma forma, são inúmeros os tipos de equipamentos que podem – e devem – ser usados para proteger contra esses perigos.
Entretanto, nem todos entendem a diferença entre cada tipo de EPI, ou ainda, quanto a importância destes equipamentos. Pensando nisso, reunimos no artigo de hoje, 5 EPIs indispensáveis na construção civil. Confira:

1. Capacete de segurança
De todos os EPIs aqui destacados, o capacete de segurança é uma parte essencial do EPI. Isso ocorre, principalmente, porque ele é capaz de proteger os trabalhadores contra queda de objetos, quedas de alturas e ferimentos na cabeça.
É importante destacar que todos os trabalhadores devem usar seus capacetes em todo o tempo que estiverem na obra, até mesmo quando não estiverem fazendo qualquer atividade laboral ou mesmo quando estiverem executando ações simples como operar uma escada.
Além disso, é importante substituir os capacetes de segurança assim que se notar que eles estão danificados ou após qualquer tipo de trauma ou desgaste. Esse passo é fundamental para garantir a eficiência do equipamento.

2. Óculos de Segurança
Assim como o capacete, os óculos de segurança também fazem parte do rol de peças essenciais do EPI para quase todas as atividades da construção civil. Neste contexto, os óculos de segurança oferecem proteção contra detritos, poeira e outros perigos que de outra forma poderiam causar danos aos olhos ou lesões.

3. Calçado protetor
Os calçados protetores são obrigatórios em qualquer estaleiro de construção. Afinal, não se trata apenas de segurança, mas também de proteger os pés de ferimentos e fadiga, possibilitando ao trabalhador maior conforto e segurança durante a execução de suas atividades laborais.
Dito isso, é importante destacar que existem diversos tipos de calçados protetores, entre os mais utilizados na construção civil estão as botas com biqueira de aço. No geral, estas botas possuem uma placa de aço em sua ponta que protege o pé do trabalhador contra queda de objetos ou demais detritos da obra.

4. Proteção auditiva
Resumidamente, a proteção auditiva também é um item que não poderia ficar de fora em qualquer lista sobre os EPIs indispensáveis na construção civil. Isso porque, além de importante, a proteção auditiva é obrigatória quando se está trabalhando em qualquer canteiro de obra.

Atualmente, há dois tipos de proteção auditiva: os tampões e os protetores para os ouvidos. Em ambos os casos, eles são usados para proteger a audição do trabalhador contra os altos ruídos gerados pelos maquinários em seus locais de trabalho.
Além de variar quanto ao tipo, os EPI’s de proteção auditiva também podem variar quanto ao material e finalidade. Portanto, antes de adquirir uma grande quantidade de protetores auditivos, é importante considerar todos estes aspectos para garantir a escolha mais adequada.

5. Vestuário de Alta Visibilidade
Por fim, e não menos importante, temos o vestuário de alta visibilidade, que obviamente, não poderia ficar de fora dos EPIs indispensáveis na construção civil.

Em geral, todas as peças de vestuário de alta visibilidade devem ser feitas de materiais leves, resistentes a rasgos, fáceis de limpar e com cores brilhantes e reflexivas. Essas características são fundamentais para garantir que os trabalhadores sejam vistos mesmo à distância.

Assim, mesmo que um trabalhador esteja desempenhando sua função em um local com baixa iluminação, ele poderá ser visto e sua integridade física, estará garantida.

É importante frisar que o trabalho na construção civil é um trabalho extremamente perigoso e é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Portanto, é fundamental ter todos os EPIs adequados à mão para garantir a proteção de todos e evitar possíveis acidentes.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário