Home Informações Anatomia do Parafuso: Descubra como os parafusos são formados!

Anatomia do Parafuso: Descubra como os parafusos são formados!

por Pontopar
Anatomia do Parafuso: Descubra como os parafusos são formados!

Parafusos são peças de junção importantíssimas em praticamente qualquer tipo de trabalho. Presentes na maioria das coisas, eles fazem com que projetos se mantenham firmes e seguros, proporcionando o funcionamento ideal. Assim, podem ser encontrados em diversos tamanhos, características e materiais.
Desta forma, para que sejam utilizados de forma adequada, é necessário conhecê-los bem. Neste sentido, são inúmeros os quesitos a serem levados em conta, como, por exemplo, material, resistência e afins.
Apesar de importantes, estes são fatores secundários. Primeiramente, é necessário compreender como ele é formado, ou seja, conhecer a anatomia do parafuso.
Para te ajudar nesta missão, criamos o artigo de hoje. Portanto, continue lendo e saiba exatamente como um parafuso é formado.

Anatomia do parafuso
No geral, os parafusos são pequenas peças pertencentes ao grupo dos fixadores, compostas basicamente por cinco partes: cabeça; fenda; pescoço; rosca e ponta. Essas partes podem variar entre si e serem combinadas de forma que componham uma peça final completamente adequada para a utilização projetada.
A seguir, conheça as características principais de cada uma delas:

Cabeça
É difícil citar uma das partes como sendo a principal, visto que todas trabalham juntas para a formação da peça, mas a cabeça é, sem sombra de dúvidas, uma das partes mais importantes da anatomia do parafuso. Tanto que, por vezes, é ela quem determina, inclusive, a nomenclatura do item.
Sua classificação geralmente refere-se ao formato que ela possui e pode ser subdividida como:
● Sextavada
● Lentilha
● Flangeada
● Redonda
● Oval
● Panela
● Chata

Vale ressaltar que é sobre a cabeça que a chave deverá se apoiar para que a aplicação aconteça. Portanto, antes de optar pela chave de fenda ou parafuso para o projeto, é importante certificar-se que são compatíveis.

Fenda
Via de regra, a fenda não é uma parte comum entre todos os parafusos. Porém, está presente na maioria dos tipos de parafusos. Isso porque, trata-se de, literalmente, uma fenda que fica na parte superior do centro da cabeça, cuja função é facilitar o apoio da chave e, por consequência, a fixação do parafuso.
Dentre as mais comuns, estão a Phillips, Allen, Simples e Combinadas. Entretanto, além delas, existem ainda várias outras fendas disponíveis no mercado.

Pescoço
Também pertencente à anatomia do parafuso, o pescoço é a parte que (assim como no corpo humano) fica imediatamente abaixo da cabeça. Em muitas vezes, pode nem mesmo ser percebido. Enquanto em outras, pode ser maior até mesmo que a própria rosca.
Normalmente, a utilidade real do pescoço do parafuso é proporcionar ao fixador a resistência da qual ele irá precisar, proporcionando assim que a peça gire sem correr o risco de quebrar.

Rosca
Já a rosca é a parte mais simbólica de um parafuso, isso porque é exatamente onde ficam os filetes em espiral, que tornam possível a fixação do item com segurança. No geral, elas podem ser aplicadas em muitos materiais como, por exemplo, madeira, metal e muitos outros.
Apesar de parecer não haver mistério nesta etapa, existem várias especificidades de roscas e isso pode fazer uma grande diferença no resultado final. Em geral, elas podem variar principalmente quanto ao diâmetro, número de filetes e largura entre eles. Logo, se deve observar todos os detalhes que permeiam o item ao escolher o seu fixador.

Ponta
Extremidade imediatamente oposta à cabeça a ponta é a primeira parte que terá contato com a peça onde o parafuso será aplicado. Atualmente, elas podem ter inúmeras variações que também fazem bastante diferença na hora da aplicação.
Por exemplo, se você for aplicar o fixador em uma superfície onde já existe o furo, não há necessidade de a ponta ser pontiaguda. Porém, se houver necessidade de perfurar, uma ponta plana não será efetiva.
Em conclusão, como vimos no decorrer deste artigo, a anatomia do parafuso é composta por inúmeras partes, que juntas, visam facilitar a aplicação e proporcionar um acabamento com maior praticidade e qualidade.
Aqui na Pontopar, você encontra uma extensa variedade de parafusos, nos mais variados tipos, tamanhos e características. Portanto, se você precisa de um modelo em específico, certamente o encontrará aqui. Em caso de dúvidas, fale com um de nossos especialistas!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário