Home Informações Conheça os parafusos brocantes

Conheça os parafusos brocantes

por Pontopar
Conheça os parafusos brocantes

Os parafusos são peças de fixação muito importantes em praticamente todo tipo de projeto. Por serem tão versáteis, há uma gama de modelos que servem para inúmeras finalidades.
Dentre as muitas variações, existem os parafusos brocantes utilizados, principalmente, para perfurações de gesso e drywall. Entretanto, apesar de ser mais comumente utilizado para estas aplicações, seu uso não está limitado apenas a este tipo de material.

Por conta das suas características (ponta fina e perfurante), também pode ser utilizado em outras superfícies como, por exemplo: telhas, placas metálicas e de alumínio. Desta forma, os parafusos brocantes possuem uma aplicação bastante ampla, capaz de atender a diversas necessidades.
Não à toa, os parafusos brocantes podem ser subdivididos em diversos modelos. Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda mais sobre este tipo específico de fixador.

Tipos de parafusos brocantes
Entender o que é um parafuso e conhecer as opções que existem de cada modalidade é muito importante na hora de escolher o parafuso que melhor atenderá a aplicação pretendida.
São variações quanto a cabeça, fenda, pescoço e até mesmo quanto a forma da rosca que, por fim, determinam qual será o ideal para cada finalidade em específico. Considerando isso, conheça a seguir alguns dos tipos mais comuns de parafusos brocantes:
Cabeça panela: ideal para unir metais com madeira;
Cabeça sextavada: ideal para fixação em placas de aço;
Cabeça lentilha: ideal para fixar chapas metálicas em perfis finos de aço ou fixação de perfis entre si (guias e montantes);
Ponta-broca com asas: ideal para placas de concreto tipo superboard;
Ponta agulha: indicado para forros, paredes e revestimentos para fixação de placas de gessos em estrutura metálica ou de madeira;
Flandeado com fenda phillips: ideal para fixar painéis em geral em telhados;
Telha com arruela EPDM: ideal para fixação de telhas entre si.

Vantagens de escolher um parafuso brocante
Um parafuso brocante proporciona inúmeras vantagens para o projeto no qual ele é utilizado, entre as principais, destacam-se:
Perfuração;
Atarraxamento;
Vedação, quando utilizado com arruela.
Vale ressaltar que o parafuso brocante dispensa a utilização de furadeiras, pois possuem uma ponta afiada que já faz a perfuração necessária. Desta forma, uma simples parafusadeira já permite que o furo seja feito enquanto o próprio parafuso é atarraxado.
Com essa possibilidade de resolver três demandas de uma única vez, os parafusos brocantes se mostram como os queridinhos do ramo, sendo úteis e comuns em praticamente todos os projetos.

Onde utilizar os parafusos brocantes?
No geral, os parafusos brocantes são mais comumente encontrados em projetos que incluem a fixação de telhas e demais coberturas, além de divisórias, placas de gesso comum ou acartonado (drywall), forros em geral, estruturas metálicas em chapas ou perfis, madeira, aço e alumínio.
Logo, é impossível negar a enorme versatilidade dos parafusos brocantes, uma vez que eles podem ser úteis e suprir as necessidades de uma infinidade de projetos.
Dito isso, não esqueça de avaliar de forma adequada o que você precisa fazer, bem como verificar as opções de parafusos brocantes existentes para selecionar o mais adequado para o seu projeto.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário