Home Dicas Qual o tipo de parafuso mais resistente?

Qual o tipo de parafuso mais resistente?

por Pontopar
Qual o tipo de parafuso mais resistente?

Se você trabalha com parafusos, já sabe que eles são indispensáveis para praticamente todo tipo de trabalho. Para suprir essa demanda, existem parafusos dos mais variados tipos e, dentre eles, muitos materiais dos quais eles podem ser feitos.
Apesar de existir diversos tipos de parafusos, todos eles desempenham a mesma função, que é a de fixar dois ou mais elementos uns aos outros. Entretanto, também possuem as mais variadas propriedades e finalidades, como a de furação e vedação, e os que apresentam maior resistência.
E é exatamente sobre os tipos de parafusos mais resistentes, que iremos falar no artigo de hoje! Acompanhe:

Entendendo a resistência dos parafusos
Antes de mais nada, é importante que você saiba que todo parafuso deve ter gravado na cabeça, conforme a norma ISO 898, dois números, que indicam a resistência do parafuso a tração, ruptura e escoamento que o parafuso pode suportar.
Estes números correspondem a classe de resistência do material que o elemento fixador é feito e apresenta-se no seguinte formato: XX.Y. Conhecer e saber como interpretar este código, ajuda a compreender a resistência do parafuso e determinar o limite de torque de aperto máximo suportado.
Por exemplo, XX deve ser multiplicado por 10 e se refere ao limite de resistência a tração do parafuso, enquanto Y, deve ser multiplicado por XX para descobrir o limite de escoamento.
Desta forma, para saber se um parafuso é resistente, basta observar essa numeração, quanto mais alta ela for, maior será a resistência do parafuso.
Além disso, os números também indicam a ductilidade do item, que nada mais é do que a capacidade de não deformar ao ser fixado. Logo, compreende-se que quanto mais dúctil for um parafuso, mas frágil ele será diante do aperto.

Tipo de parafuso mais resistente
Atualmente, são inúmeros os tipos de parafusos disponíveis no mercado, que são capazes de suprir à diferentes necessidades e demandas. Caso o seu projeto necessite de um parafuso com maior resistência, o primeiro passo é observar a numeração gravada na cabeça do parafuso, que como vimos, demonstrará o quão resistente ele é.
O tipo de parafuso mais resistente leva em conta também o material de fabricação do parafuso. Por exemplo, os parafusos de aço com rosca, normalmente são um dos tipos de fixadores mais resistentes do mercado, podendo, inclusive, suportar até 2 toneladas de peso.
Aqui, vale ressaltar que são inúmeros os tipos de aço utilizados para a fabricação dos parafusos, entre os mais comuns, podemos citar o aço boro, o aço inoxidável e as ligas de aço, que incluem uma grande variedade de metais, como o titânio, que conferem determinada resistência ao parafuso.

Escolhendo o parafuso ideal
Escolher o elemento de fixação ideal para o projeto é fundamental para garantir sua plena funcionalidade. Afinal, se um parafuso não corresponde as demandas necessárias, muito provavelmente, ele não atenderá ao objetivo, poderá danificar o equipamento, ou ainda, causar sérios acidentes.
O excesso de pressão, por exemplo, ou o nível de força exercido na hora do aperto, tendem a ocasionar pequenas deformações na rosca, chegando muitas vezes até a quebrá-la.
Dito isso, ao escolher um parafuso, o ideal é que se observe e respeite a necessidade de cada projeto para que se encontre o tipo de parafuso mais resistente. Este procedimento, além de garantir uma aquisição adequada, proporciona maior durabilidade e segurança.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário