Home Informações Chumbadores: essenciais para construção civil

Chumbadores: essenciais para construção civil

por Pontopar
Chumbadores: essenciais para construção civil

O ramo da construção civil segue em expansão e crescimento, se atualizando e modernizando. Ainda assim, há um fixador que permanece como um dos “protagonistas” do segmento: os Chumbadores!

Se você está conhecendo o ramo agora, fique tranquilo que explicamos: Chumbador é um elemento de fixação, porém ele pode ter diversos tipos e formatos, de acordo com o seu propósito e com o local a ser utilizado.

Os chumbadores são usados, basicamente, para prender algo à uma superfície. Seja fixando um ventilador ao teto, uma passarela de pedestres ou outros tantos exemplos, a presença de chumbadores certamente é garantida.

Mas, você sabe quais os tipos de Chumbadores?

Podemos dividi-los entre Mecânicos e Químicos.

Chumbadores Mecânicos (comumente conhecidos como parabolt) executam sua função por atrito e podem ser fixados por torque ou percussão. Versáteis, podem ser utilizados praticamente em qualquer contexto em que se precise fixar dois objetos juntos.

Chumbadores Químicos já são formados por dois elementos (resina e endurecedor), que reagem e formam um produto de grande adesão.

É importante mencionar que para os dois tipos de chumbadores existe uma NBR (Norma Brasileira) que regulamenta a instalação e manutenção dos mesmos. Para os chumbadores químicos há a NBR 15049, e para os chumbadores mecânicos a NBR 14918.

Dicas para escolher o chumbador ideal para seu objetivo:

  • Considere se há cargas dinâmicas
    Chumbadores mecânicos tem limitações com cargas que se movem com frequência.
  • Capacidade da carga
    Atentar-se a capacidade do chumbador frente à carga que suportará é essencial para a escolha certa e evitar transtornos, como deformação ou desgaste do chumbador por excesso no volume de carga.
  • Tipo de Ambiente
    Fatores do ambiente como exposição à maresia, áreas fabris e outros ambientes agressivos podem impactar na escolha do chumbador, uma vez que esses fatores influenciam na fragilização da aplicação.
  • Tempo de liberação para uso
    Se você precisa de agilidade, chumbadores mecânicos tem a vantagem da aplicação logo após sua aplicação, frente aos químicos que precisam de tempo para que a substância se acomode.
  • Resistência do concreto
    A resistência do concreto impacta diretamente na escolha do chumbador pois, substratos de baixa resistência com chumbador mecânico podem espanar o furo. Já em concretos com elevada resistência esse mesmo tipo de ancoragem pode não conseguir laminar o substrato.

Esses são alguns dos diversos fatores de impacto na escolha do seu chumbador. Fique atento à sua escolha!

PontoPar possui uma linha completa de chumbadores para te ajudar em sua obra.

Está com dúvida sobre o chumbador ideal? Fale conosco e te ajudamos com uma variedade de chumbadores à sua disposição.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido de bastante aprendizado para você! E caso você tenha outra dica ou curiosidade sobre os chumbadores, deixe pra gente aqui nos comentários.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário